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monodocência no 2º ciclo

por Júlia, em 16.01.07

Foi anunciado pelo Ministério da Educação a intenção de prolongar o regime de monodocência ao 2º ciclo do ensino básico.

Reacção dos sindicatos a que já estamos habituados: são contra. E aduzem razões que já ouvimos relativamente a outros assuntos da educação: é diminuir a qualidade do ensino, etc..... como se existisse uma grande qualidade...

Nos argumentos que ouvimos nenhum responde a esta questão: o que é melhor para as crianças que frequentam este ciclo? (Não nos podemos esquecer que entram no 2º ciclo crianças com 9 ou 10 anos).

Será que após um 1º ciclo com um único professor, não vão ter dificuldade em enfrentar um ciclo com oito ou mais professores?

No Jornal da 13 horas da SIC foi entrevistada uma professora da Escola da Vialonga que achou que a medida até nem estava longe das práticas da escola, porque já adoptaram a orientação da tutela e os professores leccionam por área curricular e não por disciplina. Felizmente que algumas escolas têm professores e, sobretudo, uma direcção que pensa os problemas dos alunos.

 

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publicado às 17:25


2 comentários

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De Paulo a 12.02.2007 às 16:33

Vi a sua visita no meu blog e segui o caminho até aqui, visitando este blog que ainda não conhecia.
Em relação ao tema deste post concordando que um elevado número de professores não é bom para o aluno, critico no entanto que um professor tenha capacidade científica para abranger todas as áreas. Um professor por área curricular já acho possível, desejável e até deveria ser obrigatório. Um professor para várias áreas curriculares, que é a decisão ministerial, não ! Está-se a desprezar a qualidade científica em favor de critérios economicistas, visto o número de professores necessários diminuir, e da relação afectiva professor/aluno, que apesar de importante tem que ser equilibrada com a qualidade dos conhecimentos transmitidos pelo professor.
E se a qualidade neste momento é má, sem dúvida que será muito pior no futuro.
Falta equilibrar, nesta nova lei, todos os factores em jogo na relação ensino/aprendizagem .
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De Júlia a 12.02.2007 às 19:03

Olá Paulo

Estamos de acordo com a opção de uma professor por área.
No entanto, entendo que para alunos tão novos é preciso avaliar bem que conhecimentos são importantes. Acho que actualmente se pretende que os alunos "aprendam" demasiadas coisas, acabando por aprender muito pouco. Uma sólida aprendizagem a nível das línguas (materna e estrangeiras), da matemática e das ciências experimentais (mas com experiências, mesmo!) seriam os núcleos fundamentais para os alunos do 2º ciclo. A diversificação disciplinar poderia ser feita a partir do 7º ano. Tenho, no entanto, algumas dúvidas sobre a actual composição do 3º ciclo.
Cumprimentos

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