Pisão é uma pequena aldeia do concelho do Crato, localizada entre a vila e a cidade de Portalegre. Desenvolve-se na encosta que termina no vale da margem direita da Ribeira de Seda. Deve o seu nome à existência de um pisão onde se tratava a lã que ia alimentar as indústrias tradicionais da região de Portalegre. Durante muito tempo, Pisão foi apenas um nome que ouvia com muita frequência. Finalmente, pude visitá-lo.
A aldeia parece organizar-se, fundamentalmente, em redor de um largo de forma triangular que se prolonga para Leste, e de três vias que descem mais ou menos perpendiculares ao curso da ribeira.
Como muitas aldeias do interior, tem vindo a perder população e os que lá vão ficando têm, na maioria, uma idade avançada. É também uma aldeia com uma sentença que tem vindo a ser adiada ao longo de décadas. Para aquele local, fala-se há muito tempo da construção de uma barragem que iria submergi-la. A água retida na albufeira iria abastecer os concelho de Crato, Alter do Chão e Fronteira. Enquanto tal não acontece, a aldeia lá continua, mais ou menos parada no tempo. Algumas casas estão recuperadas, sinal de que os proprietários, mesmo não residindo permanentemente, continuam com uma ligação às suas origens.
Algumas das casas que enquadram o largo, viradas a Sudeste.
Casas do largo, viradas a Norte.